SP: Secretaria da Educação inicia semana de planejamento do ensino a distância

Nos próximos dias, equipes escolares alinharão estratégias para nova etapa; alunos poderão acompanhar reprise das aulas

Na última segunda-feira (1º/6), a rede estadual de ensino iniciou mais uma fase de planejamento do ensino a distância. Durante esta semana, as equipes escolares poderão participar de formações e discussões e alinhar estratégias, ainda considerando a situação de isolamento social com as aulas virtuais. O planejamento acontece pelo canal destinado à formação de professores no aplicativo do Centro de Mídias de SP (CMSP).

Na abertura, o secretário da Educação, Rossieli Soares, destacou a importância de ouvir as experiências vividas pelos educadores durante a pandemia. “Completamos 30 dias de atividades pelo Centro de Mídias nesta semana que passou e isso certamente traz um aprendizado. Acreditamos que a maior parte das coisas deram certo”, afirmou.

Um apontamento feito pelos docentes e que deve ser acatado pela Secretaria da Educação é a redução de alguns processos, como o preenchimento de planilhas de programas específicos. “Neste momento, não faz sentido. Nós fizemos um planejamento no início do ano para uma situação. Com a pandemia, a situação é absolutamente distinta”, pontuou o secretário.

No chat interativo do CMSP, os professores concordaram. “Diminuir a burocracia neste momento é muito importante”, disseram. Na manhã desta segunda-feira (1º), foram mais de 130 mil conexões simultâneas.

Reflexões

Na segunda parte da programação da manhã, Leandro Karnal, historiador, professor e escritor, compartilhou com seus colegas docentes reflexões e experiencias pessoais durante o isolamento social.

O historiador afirmou que o indivíduo pode ter seus medos, mas quando assume o papel de educador, diante de seus alunos, é necessário ser referência e manter a serenidade “Quando tudo está desnorteado, autoridades como vocês, professora e professor, devem demonstrar equilíbrio e inclusive otimismo”, incentivou.

Durante esta semana, os estudantes poderão acompanhar reprises das aulas pelo aplicativo do CMSP, e nas TVs Educação e Universidade Virtual do Estado de são Paulo (Univesp). As aulas virtuais inéditas serão retomadas no dia 8 de junho.

Fonte: Gov SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *